terça-feira, 4 de maio de 2010

Regulamento FITA 2010/11

Como toda organização que se preza precisa de regras, segue abaixo as que regulam a FITA:

Pilotos – O campeonato é aberto para todos os I9er`s e para todos os não I9er`s que estiveram em 2 ou mais etapas como convidados na última temporada. Quem não participou e deseja participar também pode, desde que esteja inserido numa equipe, e pode ter outro não I9er como parceiro.

Equipes – Deverão ser formadas equipes com dois pilotos para a construção de um sistema de pontuação para Construtores. Para os nomes das equipes a escolha fica livre, podendo se utilizados nomes de equipes famosas de qualquer categoria automobilística ou criar nome próprio.

Convidados - Qualquer piloto pode trazer um convidado desde que exista vaga disponível na pista (vagas que serão informadas no blog após a rodada de confirmações dos pilotos inscritos). Após a finalização da etapa iremos excluir os convidados da relação de chegada e aí sim teremos os resultados oficiais (substituindo a posição do convidado pelo próximo piloto mais bem colocado).

Descarte - Será descartada a pior classificação de cada piloto dentre as 4 etapas do campeonato (contam apenas os 3 melhores resultados), desta forma os participantes não serão penalizados por não terem participado da primeira etapa, alem de uma possível falta futura de algum piloto nas próximas etapas. Lembrando que o descarte não vale para as equipes, ou seja, todas as provas contam pontos.

Sistema de Pontuação – Aumentamos o range de pontuação, agora pontuam os dez (não mais os oito) primeiros colocados de cada prova. Utilizaremos o sistema de pontuação da seguinte forma:iremos creditar 15 pontos ao primeiro, 12 pontos ao segundo, 10 pontos ao terceiro, 8 pontos ao quarto, 6 pontos ao quinto, 5 pontos ao sexto, 4 pontos ao sétimo, 3 ponto ao oitavo, 2 pontos ao nono e 1 ponto ao décimo colocado.

Pontuação Equipes - o mesmo critério de pontuação também vale para as equipes, os pontos conquistados pelos dois pilotos serão somados no quadro de pontuação, a ser diferença é que neste caso não existirá colocação a descartada caso o piloto da equipe não participe de uma das etapas do campeonato.

Lastro - Outra novidade desta temporada será a utilização de lastro, ou peso extra, onde quem utilizará o lastro será somente os 3 melhores classificados no campeonato naquele momento. a ideia é embolar o campeonato e aumentar a disputa pelo título. A distribuição do peso se dará da seguinte maneira: O primeiro colocado do campeonato carregará 10kg a mais, o segundo e terceiro colocados carregarão 5kg a mais. A não utilização implica em penalização na forma de acréscimo de tempo no total geral da corrida na seguinte forma: +45 segundos para o primeiro colocado do campeonato, +30 segundos para o segundo colocado do campeonato e +20 segundos para o terceiro colocado do campeonato.


Critérios de desempate – O primeiro critério desempate será o número de vitórias de cada piloto, como segundo critério será utilizado o total geral das 4 etapas com a colocação descartada, como terceiro critério será utilizada as posições das corridas e caso o empate continue será decretado empate nomeando dois Campeões.

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